Tours dos estádios de futebol

Tour nos estádios dos clubes mais importantes de Londres

O esporte mais popular do mundo é a paixão Nacional dos Brasileiros. Como nós sabemos, o futebol moderno foi criado pelos Ingleses, cujas regras de 1863 são a base do esporte na atualidade. A loucura dos brasileiros pelo futebol é tanta, que todos os tours que fiz em estádio aqui na Inglaterra, encontrei alguns brasileiros. A brasileirada que vem visitar a Inglaterra sempre consegue encaixar no seu roteiro um tour em algum estádio, ou um jogo se der sorte, e não se importar em gastar um pouquinho mais. Por isso tive a idéia de montar essa matéria com os clubes e estádios mais importantes aqui em Londres, onde rolam os maiores espetáculos do futebol.

Wembley- estádio do Governo e da seleção inglesa

Na minha opinião, é o estádio mais bonito para visitar, o maior da Inglaterra, com capacidade para 90 mil pessoas, e o segundo maior da Europa, perdendo apenas para o Campo Nou em Barcelona, com capacidade para 99 mil telespectadores. Wembley é o palco das decisões do campeonato inglês, e já foi palco de grandes espetáculos como: Olimpíadas de 1948, Copa do Mundo de 1966, o Live Aid em 1985 e as Olimpíadas de 2012, além de inúmeros shows e concertos (Michael Jackson se apresentou 15 vezes nesse estádio).
Sua história teve início em meados de 1880, quando o local era o parque Wembley, com campos, cachoeiras, pistas de atletismo, e críquete. Somente no final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, que ele tomou forma de estádio, pois o governo inglês planejou fazer uma exposição do império Britânico, onde o estádio seria a peça central. A partir daí, o estádio da realeza foi ficando cada vez mais conhecido e se modernizando com holofotes em 1955,e teto de alumínio e painel elétrico em 1963.
Mas, no ano de 2000, ele foi totalmente destruído para ser reconstruído. A obra custou 1.2 bilhões de reais e teve duração de 7 anos. Hoje, quem visita o estádio, se depara com um lugar moderno, confortável e pronto para receber grandes eventos.  Ele possui 34 bares, 98 cozinhas e 2.618 banheiros.

TOUR- Durante o tour você vai conhecer os vestiários dos jogadores, o túnel que leva os jogadores até o campo, o campo, banco dos reservas, sala da fisioterapia, sala de imprensa e muito mais! O tour tem duração de 1h30, e custa 16 libras para adultos 9 libras pars crianças com menos de 16 anos. Eles também oferecem o ticket para família que custa 41 libras.
O tour é guiado e com hora marcada, portanto, compre o ticket pela Internet ou chegue com antecedência. Os tours normalmente começam as 10 da manhã e terminam 4 da tarde, mas eles mudam de acordo com a estação do ano, portanto, entre no site para maiores informações: www.wembleystadium.com

Estação do metrô: Wembley Park- linhas: Jubille (linha cinza) ou Metropolitan (linha roxa)

Wembley_Stadium_-_USA_v_England

Wembley_Stadium_interior

wembley-007

Wembley Stadium - Pre Carling Cup Final

Wembley-Stadium-London

Stamford Bridge- Chelsea

O Chelsea é um dos clubes mais ricos do mundo, e tem a quarta maior torcida da Europa com 22 milhões de torcedores, o que torna a visita ao estádio mais interessante. Particularmente, eu amei fazer o tour nesse estádio que também inclui o museu do clube. Além do guia ser extremamente simpático, conheci bem de pertinho a história do Chelsea. Esse estádio é o mais central de Londres, portanto o acesso é bem fácil . Ele está localizado em uma zona nobre e residencial, onde saímos do metrô Fulham Broadway que está dentro de um centro comercial, giramos para esquerda e damos de cara com a estrada do estádio do Chelsea. Ao redor do estádio encontram-se inúmeros pubs que nos dias de jogos ficam lotados de torcedores.
O clube foi fundado em 1905, conquistou sete vezes o campeonato inglês e uma vez a liga dos campeões da UEFA. O estádio tem capacidade para 41.798 pessoas, e está localizado no bairro de Fulham.

TOUR- O tour pelo estádio tem duração de 1h30, onde você terá acesso aos vestiários dos jogadores, sala de imprensa e o museu do clube. O tour termina na loja do Chelsea onde temos vontade de comprar tudo. O tour para adultos custa 20 libras e 17 libras se adquirido online e 11 libras para crianças. Normalmente os tours começam as 9:30 da manhã e terminam 5 da tarde, mas entre no website para conferir se o dia que você visitar estará disponível e todos os preços: www.chelseafc.com .
OBS: Agora tem um novo tour chamado TOUR AND LUNCH PACKAGE, que inclui o tour pelo estádio, o museu, a loja do clube e um almoço no Frankie’s Sports bar & Diner com direito a hambúrguers e milkshakes.

Estação do metrô: Fulham Broadway – linha District (linha verde escuro)

stadium-Chelsea-FC-Stamford-Bridge-_75762-22

stamford 3

stamford

Stamford-Bridge

stamford-bridge-wallpaper-2

 

Emirates Stadium

Um dos estádios mais novos para visitar na Europa, o Emirates foi inaugurado em 2006 com capacidade para 60.355 telespectadores, e custou aproximadamente 390 milhões de libras. O clube do Arsenal decidiu construir um estádio novo, pois o antigo estádio localizado apenas 500 metros de distância do novo estádio, tinha capacidade para apenas 39 mil torcedores. Inicialmente, o estádio seria chamado de Ashburton Grove (nome do bairro onde está localizado), mas a empresa aérea Emirates fez um acordo com o clube.

TOUR: como nos outros estádios, o tour oferece a possibilidade de conhecer os bastidores do clube como: vestiários, o túnel que leva os jogadores até o campo, sala de imprensa, as instalações dos jogadores e o museu do Arsenal onde você encontra os troféus e camisas do clube. Além disso, tem um jogo onde você pode testar os seus conhecimentos do Arsenal com um dos especialistas do clube. O tour termina na loja do clube. O passeio custa 18 libras para adultos e 9.50 para crianças menores de 16 anos. Os tours acontecem todos os dias, exceto em dias de jogos ou eventos, portanto confira o calendário de visitação  no website do Emirates: http://www.arsenal.com
OBS: Para quem é mesmo fã de futebol, eles oferecem um super tour com um dos ex jogadores do Arsenal (uma lenda do clube), que acompanham os turistas, mostram o estádio, comentam sobre o time atual e contam histórias do seu passado como jogador no clube. Muito bacana! O tour custa 37.5 libras para adultos e 18.5 para crianças.

Estação do metrô: Arsenal- linha Piccadilly (linha azul royal)

emirates 1

emirates 3

emirates 4

Emirates Stadium 2 0#454D14a

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Emirates-Stadium-designed-by-Populous-©-Simon-Warren1-990x465

 

White Hart Lane

A casa do Tottenham Hotspur Football Club, um dos maiores times da Inglaterra, foi inaugurada em 1899. Localizado no norte da cidade de Londres, o estádio tem capacidade para 36 mil pessoas com todos os acentos cobertos. Só por curiosidade, no passado, o estádio acomodou até 75 mil tordedores. Os torcedores do clube chamam o estádio de “The Lane”.

TOUR: o tour ocorre quase todos os dias e seu ingresso deve ser comprado pelo website do estádio:www.tottenhamhotspur.com . Os ingressos devem ser comprados de preferência com antecedência, pois, é muito requisitado para grupos escolares, por ser um dos clubes mais queridos da Inglaterra.

Estação do metrô: Tottenham Hale- Victoria line (linha azul clara).

23-0

11013_ori_white_hart_lane

logo-tottenham-hotspur-fc

White_hart_lane_inside

Craven Cottage

Esse é o estádio mais antigo de Londres, e a casa de um dos clubes mais tradicionais de toda Inglaterra: o Fulham Football Club. O estádio foi inaugurado em 1896, hoje em dia tem capacidade para 26 mil torcedores, e possui um gramado impecável muito famoso mundialmente. Particularmente, achei demais assistir um jogo nesse estádio, pois os acentos são bem próximos do campo e podemos ver os jogadores de pertinho. Vale lembrar que o campo do Craven é um pouquinho menor que dos estádios mais modernos.

TOUR: O tour acontece quase todos os dias, mas a melhor maneira de comprar os tickets é pelo site:www.fulhamfc.com . O valor é £12 para adultos e £9 para crianças. Você vai conhecer os vestiários dos jogadores, a sala de imprensa, o túnel que leva os jogadores ao campo, a cadeira onde o presidente do clube senta, o campo e muito mais!

Estação do metrô: Putney Bridge- District line (linha verde escura)

_57848589_craven_cottage_fulham466

42571_ori_craven_cottage

fulham_1

 

Estádio Olímpico

O estádio olímpico que sediou a abertura e o encerramento as Olimpíadas de Londres em 2012, hoje é a nova casa do time inglês West Ham United FC. Mas, ainda faltam 2 anos para o estádio olímpico começar a sediar os jogos do West Ham. O antigo estádio do time é o Boleyn Ground com capacidade para 35 mil pessoas, sendo que a nova casa do West Ham vai comportar 54 mil torcedores. O estádio fica dentro do centro olímpico que se transformou em parque depois das Olimpíadas (Queen Elizabeth Olympic Park). Mesmo não estando em funcionamento ainda, você pode conhecer o estádio olímpico por fora e aproveitar o passeio para conhecer o maior shopping center da Europa chamado Westfield e o centro olímpico.

Estação do Metrô: Stratford- Jubilee line (linha cinza) ou Central line (linha vermelha).

olympic-stadium_2266806b

olympic-stadium

Olympic Park Aerial Images Display Transformation On Eve of Olympic And Paralympic Year

 

Boleyn Ground

Quem quiser conhecer a ainda atual casa do West Ham United FC, deve aproveitar até 2015, antes do time inaugurar seu novo estádio (estádio olímpico). Com capacidade para apenas 35 mil torcedores, o Boleyn Ground foi inaugurado em 1904. Em 1944 o estádio foi atingido por uma bomba que destruiu uma parte do campo. O West Ham jogou fora de casa até seu estádio ser reconstruído.

TOUR: para informações sobre os tours, entre no site www.whufc.com

Estação do metrô: Upton Park- District line (linha verde escura) ou Hammersmith & City line (linha rosa)

1280px-TheSirTrevorBrooking_Stand

2011-07-14-17.32.32

12111_ori_boleyn_ground_upton_park_

Boleyn_Ground_Upton_Park_1

West_Ham_United_FC.svg

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s