Passeio em Greenwich

Meridiano de Greenwich: a linha vertical imaginária que divide o planeta entre oriente e ocidente encontra-se em Londres! Greenwich é o principal meridiano que corta a terra verticalmente. Sua função é servir como referência para o cálculo de distâncias (longitude) e estabelecer o fuso horário de cada região. Essa linha imaginária foi estabelecida a partir de um acordo mundial realizado em 1884, e o local escolhido foi um distrito chamado Greenwich, um bairro situado na região leste da cidade de Londres que é considerado patrimônio mundial da humanidade.

green2

A famosa linha do meridiano que marca o ponto zero fica num parque chamado Greenwich park, onde você vai encontrar sinalizações para chegar até a linha do meridiano. A caminhada pelo parque tem uma subidinha de leve, mas é muito gostosa, cheio de verde, aqueles lugares que dão vontade de passar horas relaxando, alimentando os esquilos com amendoins, lendo um livro ou fazendo um pic-nic.

green6

green7

Para tirar a foto com os pés dos dois lados do mundo, você terá que pagar para entrar no Observatório Real de Greenwich (Royal Observatory), onde fica a linha oficial do Meridiano de Greenwich. O local é interessante, com telescópios imensos e muitas curiosidades, além do famosíssimo relógio que sintoniza a hora do mundo inteiro, um relógio de 24 horas chamado de Shepard Gate Clock.

green8

green10

Pra quem não quiser pagar para entrar no Observatório, no portão ao lado do relógio, há uma versão “falsa” da linha do meridiano onde você poderá tirar foto. Basta enfrentar uma filinha.
Além do famoso marco zero, varias atrações podem ser visitadas em Greenwich:
– Cutty Sark é um famoso navio mercante construído em 1869 que passou por portos do mundo todo a cem anos atrás, pegou fogo em 2007, mas foi totalmente restaurado e aberto ao público para visitação em abril de 2012.
– National Maritime Museum, o maior museu marítimo do mundo.
– Queen’s House onde foi originalmente a casa da rainha Henrietta Maria. A casa exibe coleções finas de arte e arquitetura do século XVII. A entrada é gratuita.
– Universidade de Greenwich, formada por prédios com uma arquitetura lindíssima. Faz parte da área que é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

green4

Para chegar lá você pode ir de metrô e descer na estação de North Greenwich que fica na Jubilee line (linha cinza) ou ir de barco. Muitos turistas gostam de passear de barco pelo Rio Tâmisa, ir tirando foto da paisagem e contemplando a cidade. Existem os barcos de turismo que são mais caros, e os barcos de transporte público da cidade. Você pode pagar o barco com seu cartão do metrô. Basta escolher em qual píer você vai pegar o barco no centro de Londres.

1910447364_River-cruise130904

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s