Hampton Court- O palácio mal- assombrado da Inglaterra

O Hampton Court é conhecido como o palácio mal- assombrado da Inglaterra. O local já pareceu cenário de uma novela de época, daquelas cheias de inveja, traições, puladas de cerca e mortes. A visita a Hampton Court é sem dúvida um programa incrível para sua viagem à Inglaterra. O palácio conta com jardins adoráveis, perfeitos para serem visitados durante o verão inglês. Apesar de ser um pouco distante do centro de Londres, o acesso é muito fácil por trem.

hampton

Com mais de 500 anos de história, o palácio começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de Londres chamado Thomas. Na época, ele gastou uma fortuna para torná-lo o palácio mais luxuoso de Londres. Depois de um tempo, o arcebispo acabou se dando mal, perdendo o palácio para Henrique VIII.

A história conta que o famoso rei Henrique VIII (que se casou 6 vezes e matou duas das 6 esposas que teve e rompeu com a igreja católica), ficou morrendo de inveja da imponência de Hampton Court, tirou a influência do Arcebispo e confiscou a “casa”, passando a morar nela. Em 1520 conseguiu tomar posse do palácio, onde passou a morar com suas várias esposas. Depois de sua morte, o palácio sofreu várias reformas . No século XVII, quando Willian III e Mary II reinavam, eles pediram para que uma parte do palácio fosse demolida, e foi construída uma nova ala em estilo barroco para abrigar os aposentos reais. Além disso, foi feita uma grande reforma nos gigantes jardins do palácio. Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela rainha Vitória durante seu reinado.

Hampton Court aerial 300 HB22

Hampton Court Palace
As histórias de assombrações em Hampton Court começaram em 1537, quando a rainha Joana morreu doze dias depois de ter um filho. Ela tinha dado a luz ao príncipe Eduardo, o futuro rei inglês Eduardo VI. Depois de sua morte, dizem que o seu fantasma assobra a escadaria do palácio até os dias de hoje. Outra situação assustadora são os gritos ouvidos num lugar do palácio chamado Galeria longa. Em 1542, a rainha Catarina era acusada de traição (tinha muitos amantes) e foi aprisionada no palácio. Quando estava no caminho para ser executada, foi arrastada pelos guardas pela Galeria longa gritando para o Rei Henrique VIII salvá-la. Após sua morte, começaram a ouvir gritos de uma mulher nessa Galeria longa, e acredita-se que os gritos sejam da rainha Catarina para assombrar o palácio. Existem também outros relatos de pessoas dizendo que já viram o próprio Henrique VIII.
A história mais recente aconteceu em 2003, quando uma câmara do circuito-fechado de Hampton Court havia gravado uma imagem indistinta de uma figura misteriosa usando um casaco longo fechando uma porta. De acordo com a reportagem, essa cena mostra com clareza que fantasmas existem. Além disso, uma visitante também afirmou ter visto com clareza um fantasma no mesmo local no mesmo período. Os porta-vozes do palácio dizem estar confusos, mas deixam claro que isto não é uma brincadeira e que não estão manipulando isto. Eles declararam: “Nós não sabemos, genuinamente, quem é, ou o que isto é.” Explicações para o fenômeno estenderam-se desde sugestões de investigadores em psicologia, até outras sugestões de efeitos térmicos.
Existe um livro no palácio para os visitantes deixarem seus relatos se algo de estranho acontecer. Se você quiser, pode folhar o livro e ler os antigos e assustadores relatos. Será que é verdade?

As principais atrações para visitar o palácio são:

1) As cozinhas dos Tudors: Numa época que nao existia nem fósforo (1530), a cozinha do palácio era usada para alimentar em torno de 600 pessoas. Para nossa surpresa, as cozinhas ocupavam um total de 55 salas, e mais de 200 funcionários trabalhavam 24 horas por dia nas cozinhas. Ela é a cozinha renascentista mais bem preservada que existe na Europa.

2) Os apartamentos reais de Henrique VIII

3) Jardins do Palácio: A Inglaterra é muito famosa  por seus jardins, e parte dessa história começou aqui, onde foram construídos os primeiros jardins formais da Inglaterra. A área é de uma beleza impressionante! Um ótimo lugar para relaxar, tirar fotos, passear e fazer piquenique. Além disso, a floração do jardim muda conforme a época do ano e é possível ver uma paisagem completamente diferente a cada mês. Pra quem gosta de flores, de abril a agosto é melhor época para visitação.

hamptoncourt

Hampton-Court-F
4) Capela real: Uma capela com mais de 500 anos

5) Labirinto: Uma das atrações mais visitadas do palácio, o famoso labirinto assombrado, construído em 1690, já foi um dos maiores do mundo e é considerado o mais antigo da Inglaterra. Naquela época era uma atração do rei para a Corte. Normalmente as pessoas levam cerca de 40 minutos para achar a saída do labirinto, perdendo-se por vielas, caminhos fechados e curvas. Muito divertido! Em 2006, o labirinto recebeu sensores ocultos ativados por movimento, que produzem sons para assustar as pessoas e aumentam a diversão da caminhada.

hampt

hamptonc
Quem for a Hampton Cour, deve ir com calma, para passar o dia todo lá e aproveitar o lugar. Não deixe de pegar os fones para escutar as histórias de cada parte do palácio e tomar um sorvete no jardim.

Como chegar:
Na estação de Waterloo saem trens direto para Hampton Court a cada meia hora. Em Waterloo, dirija-se para a estação de trem. No guichê você pode comprar a passagem para a estação Hampton Court, juntamente com o ingresso para visitar o palácio (joint ticket), economizando dinheiro. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte.

Para comprar tickets online, economizar dinheiro e mais informações, entre no site do palácio: http://www.hrp.org.uk/HamptonCourtPalace/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s